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DESIGN VISION

O Design Vision é um projeto do Instituto Focus Têxtil que tem como objetivo apoiar designers em início de carreira que buscam criar uma moda mais sustentável. Mais de 50 estudantes de Moda já foram capacitados, tendo a oportunidade de criar peças a partir de resíduos têxteis e expor seus trabalhos em diversos locais em São Paulo. O projeto se torna, assim, uma plataforma de descoberta de designers que desenvolvem novas soluções de sustentabilidade.

Reality Show

Em 2021, o projeto Design Vision ganhou um novo formato: um reality show com 10 episódios, exibido no Fashion TV. Durante essa temporada, os estudantes participaram de uma experiência imersiva com desafios surpreendentes, focados na moda sustentável e em ações de conscientização através do upcycling. Os participantes foram desafiados a criar peças a partir do reaproveitamento de materiais e tiveram a chance de participar de workshops e encontros com grandes nomes, como Walter Rodrigues, Agustina Comas, Day Molina, Amir Slama, Jackson Araujo, Renato Dib e Alexandre Herchcovitch. Todas as criações foram feitas exclusivamente com resíduos têxteis. O objetivo é, através desse processo, transmitir conhecimento e aprendizado para ajudar a transformar a moda em um setor mais sustentável.

Como foi fazer a collab com a
Pernambucanas com o apoio
do Instituto Focus Têxtil?

É impossível discutir a parceria com a Pernambucanas sem mencionar o grupo de profissionais do Instituto Focus Têxtil. Desde o encerramento do concurso em 2021, fui calorosamente acolhido por todos os membros da família Focus, o que teve um impacto incrível. Como estilista iniciando uma marca autoral, contar com esse suporte fez e continua fazendo toda a diferença nas minhas atividades

O projeto teve origem na continuidade da coleção (Rélo) desenvolvida para o reality show. Um desafio adicional foi a necessidade de centralizar as criações em um conceito de sustentabilidade, o que me impulsionou a utilizar exclusivamente tecidos disponíveis no estoque da Focus Têxtil. Este cenário impôs um processo de seleção rigoroso e complexo, marcando um período de intensidade e relevância indiscutíveis para o projeto.

A estreia da linha de produtos foi muito impactante, pois durante todo o percurso da campanha pude ter autonomia e a chance de selecionar a equipe que colaboraria/dialogaria para trazer a identidade da Da Silva em conjunto com a da Pernambucanas. É importante ressaltar que nada teria sido realizado sem trabalho em equipe e o apoio significativo da Focus, Pernambucanas e das pessoas fundamentais envolvidas no projeto, tanto interna quanto externamente.

Gabriel da Silva
Estilista